domingo, 10 de junho de 2012

Tudo sobre a gravidez de uma Hamster!

Afinal...nem sei... minha hamster está ou não grávida???


Bom como eu já passei por isso, sei bem como perceber se sua Hamster está grávida.
Minha hamster - Mimosa mãe dos meus russinhos - apresentou suas características, durante a gestação, bem aguçadas... Aguçadas digo, porque cada hamster tem seu jeito, umas é difícil notar a gravidez, pois ela parece normal,outras já ficam mais afastadas e com jeito de doente, e outras, como a minha Mimosa, que é mais comum de acontecer, apresentam seu temperamento mais nervoso...
Normalmente as mamães hamsters ficam mais nervosas, mais agitadas ( andando de um lado para outro ) ,algumas evitam a rodinha outras não... depende da situação de cada uma (situação digo - talvez elas necessitam de algo para se alimentar,porque a alimentação da hamster durante a gestação é essencialmente diferente,é mais nutritiva e ela sente falta de vitaminas que ela precisa para ter um parto saudável,por isso ela pode ficar agitada por necessidade de encontrar essas vitaminas e como não tem como ela mesma encontrar,você precisa alimentá-la muito bem - falarei sobre alimentação durante à gestação ainda nesse tópico). 
A maioria engorda rapidamente, logo após os primeiros 5 ou 10 dias após o acasalamento,suas mamas passam a ficar avermelhadas a cada dia e ela provavelmente vai preparar um ninho na gaiola para abrigar os filhotes.Então fique de olho nisso!
E atenção! A partir do momento em que perceber que ela está grávida, separe-a imediatamente do macho! Ela precisa ficar sozinha.


A seguir a foto da minha hamster, Mimosa, quando estava grávida!
Oi! Estou comendo pão molhado com  leite que por sinal faz muito bem à grávidas como eu ! :)

Viu como elas ficam gordinhas? 

Uma das perguntas que eu mais respondo no Yahoo é essa:

Minha hamster está obesa ou grávida ? Como diferencio ?

É muito simples.
Hamster obesa você a pega e sente sua gordura MACIA.
Hamster grávida você a pega e sente as bolsas dos bebês hamsters, que por sinal são DURINHAS.
Mas atenção,por via das dúvidas nesse teste não aperte muito a barriguinha da sua hamster! Se ela estiver grávida vai se defender e te morder,além de que os filhotes podem nascer prejudicados.

Durante a gravidez:

Que delícia! Sua Hamster está grávida ! Que alegria ! Parabéns a você, afinal vai se vovó dos filhotes :) kkkk Mas realmente gente, é uma sensação muito gostosa da gravidez até o parto dos filhotes quando você acompanha eles todo dia... e a cada dia, um progresso... Você vai amar! :)
Então vamos ao que interessa... 
A gestação,se for para englobar todas as raças de hamsters,não passa de um mês.Veja só:

Hamster Roborovski - 20 a 30 dias

Hamster sírio - 17 a 18 dias
Hamster chinês - 18 a 21 dias
Hamster anão-russo - 18 a 21 dias

Alimentação especial à futura mamãe:

Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade, leite, vegetais, ( somente as que a hamster pode comer. Lista delas no tópico de - Alimentação dos Hamsters - aqui mesmo no blog.),pão molhado com leite,tudo isso para aumentar a taxa de ingestão de proteínas.E lembre-se esses são apenas COMPLEMENTOS, continue a alimentá-la com a ração do dia a dia, só acrescente esses alimentos.

Objetos na gaiola.Tiro ou não tiro??

O recomendável é tirar sim a rodinha e qualquer outro objeto/brinquedo que possa machucar a fêmea!

Tadinha mas aí ela fica sem praticar exercícios??

Fica sim,algumas fêmeas sentem a falta da rodinha,mas você estará fazendo um favor a ela e aos filhotes,porque se ela exagerar no exercício os filhotes poder nascer com desnutrição,pois se ela faz muitos exercícios perde muita água, e se ela não conseguir repor essa água até a hora do nascimento complica a situação dela,e assim ela pode até comer seus próprios filhotes (irei falar mais pra frente sobre esse assunto nesse mesmo tópico),esse é um dos motivos para se tirar a rodinha.Eu também fiquei com dó da minha Mimosa, ela sentiu falta, mas é o melhor para elas .

Limpeza antes do nascimento:

Dois dias antes do nascimento dos filhotes deve-se limpar a gaiola.Porque depois, você ficará um bom tempo sem poder limpar...Deixe bastante material disponível para ela poder construir seu ninho,papel higiênico por exemplo, desde que não tenha tinta, como revistas ou jornais que não podem de maneira alguma! (Isso é só para ajudar no ninho,normalmente elas usam,mas há também as que preferem fazer o ninho somente com a serragem disponível,como a minha,Mimosa.)
Após essa última limpeza não incomode a fêmea mais! (o ideal é que depois que você descobrir a gravidez, já a deixe em paz,porém, só a incomode quando ter que tirá-la para fazer a limpeza antes do nascimento ).

Nascimento!

A mamãe hamster pode ter de 2 à 17 filhotes (mais comum) ! E a algumas sortudas que conseguem até ter mais filhotes!No meu caso Mimosa deu à luz à 8 filhotes,sendo que um morreu um dia depois do parto, mas os outros 7 continuam saudáveis aqui comigo! :)

Que alegria! Nasceram ! Parabéns ! Agora você pode acompanhá-los a cada dia e se divertir muito observando-os sempre até na hora de poder pegá-los na mão!

Normalmente, o nascimento se dá à tardinha, à noite ou de manhã cedo, podendo também ocorrer durante o dia(no caso da minha Mimosa,se deu de manhãzinha). A fêmea permanecerá ativa até o momento de dar à luz. Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz a um único filhote de cada vez. A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola,  porém não se preocupe! A mamãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz.E assim já começará a se dedicar ao máximo aos filhotes,e na maioria das vezes você a verá amamentando os filhotes,na primeira semana é assim.Depois do nascimento dos filhotes, geralmente haverá sangue na forração. Este sangue é proveniente da placenta, e não é preciso ficar preocupado.

Minha hamster está comendo os filhotes

Na maioria dos casos a fêmea come os filhotes se nascerem mortos, se morrerem após o parto, se alguém tocar neles e ela estranhar o cheiro deles,se ela se sentir ameaçada ela pode matá-los e jogar fora o ninho para despistar o suposto predador (não deixe-os em lugares agitados e onde passem outros animais), se tiver muitos filhotes e achar que é incapaz de cuidar de todos, etc.

Características dos bebês hamsters:

Os filhotes nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. Eles já nascem com dentes.A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 4 a 6 dias e a pelagem começará a crescer. Aos 8 ou 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pelos e seus olhos já estarão abertos. Já será possível segurar os filhotes por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.Espere até os 16 dias para poder lavar a gaiola pela primeira vez após o nascimento.Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão molhado em leite,pois ela perde muita energia amamentando os filhotes.Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo, e separá-los da mãe também. (tem gente que acha que pode manter os filhotes fêmeas com a mãe,mas não é recomendável, a mãe, a partir das 3 semanas dos filhotes, vai querer brigar com seus próprios filhotes por território se a gaiola for de espaço insuficiente para todas.)

Observação: até 16 dias, NUNCA mexa na gaiola! Se você sequer encostar nos filhotes pode deixar seu cheiro e assim corre o risco da mão os abandonar, ou até mesmo os comer.

Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados ou você pode ficar com eles (como eu fiz).Mas se for hamsters SÍRIOS, nunca! Eles não podem viver juntos,nem mesmo com seus irmãos, eles são muito territoriais e gostam de viver sozinhos.
Somente os anões russos são recomendáveis á viver juntos.Então,se você preferir ficar com eles juntos separe-os apenas por sexo e deixe-os com seus irmãos do mesmo sexo e assim eles podem viver de boa.

E é isso pessoal,fiquei a noite toda preparando esse tópico e tomara que seja muito útil à todos ok? Ainda tem dúvida? Deixe um comentário,aqui ou na página do blog no facebook! 
Beijos e até o próximo post!











139 comentários:

  1. Oiii estava procurando no google pra saber como minha hamster chinês esta sim ou não grávida.

    Ela é mais calma que o macho, não sei como era o comportamento dela, comprei faz nem uma semana sabe, e ela ja veio mais gordinha que o macho.

    Eles vivem juntos e são um amor juntos sabe.

    Mas logo que vc olha ja nota que ela é mais gordinha que ele. e ela tbm é mais quieta.

    Pode me ajudar? se sim me passa seu email pra eu mandar uma foto dela pra vc tentar me ajudar.

    Obrigada e amei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, desculpe a demora para responder é que ocorreu um problema eu torci o pé e estou de cama... :/
      Se ela é mais calma, pode ser sim, que ela possa estar grávida... como eu escrevi no post para você saber se ela está mais gorda ou grávida observe : Hamster obesa você a pega e sente sua gordura MACIA.
      Hamster grávida você a pega e sente as bolsas dos bebês hamsters, que por sinal são DURINHAS.
      Observe também se ela está rejeitando o macho (evitando - o e gerando briguinhas) se sim há mais chances de ela estar grávida.
      Espero ajudar. Bjs

      Excluir
    2. E como eu vejo se a minha Hamster anã esta gravida?

      Excluir
    3. Mas eu não consigo ver se ela esta mesmo gravida :o

      Excluir
    4. Estou com uma duvida, meu hamster acabou de dar cria eu tenho que separar o macho da fêmea e dos filhotes ???

      Excluir
  2. eo rato de laboratorio eo mesmo caso do sirio ou do anão russo ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única diferença, é que o tempo da gestação do rato de laboratório é de 21 à 25 dias, e o resto é o mesmo procedimento. :)

      Excluir
    2. Sim, só muda o tempo da gestação que é de 21 á 25 dias, e em média nasce 12 filhotes.

      Excluir
    3. pode deixar os filhotes ja grandes com a mãe
      ???

      Excluir
    4. ou tem que fazer quenem o sirio se para em gaiolas de ferentes

      Excluir
    5. Sua gaiola é grande o suficiente para a mãe e os filhotes? Se não for separe... se for faça um TESTE! Deixe prolongar, se der brigas separe.

      Excluir
    6. se a femea estiver gravida ela pode andar nos tubinhos da gaiola ??

      Excluir
    7. Depende... se ela estiver muito gordinha convém colocá-la em outra gaiola sem tubos ou tirar os tubos, o problema nem é ela "entelar" o problema será se ela parir alguns filhotes ali... eles podem ficar sem oxigênio (o tubo é abafado)... Porque ela dá a luz á vários e em várias partes da gaiola.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. comprei meu hamster hoje ele ta mt assustado corre na gaiola esta tentando fugir o que eu faço para conquistar a amizade dele ???

      Excluir
    10. Olha marcos vinicius, aqui mesmo no blog, tem uma postagem sobre isso! Leia atentamente e pratique! Bjos e continue seguindo o blog!
      Link >>> http://amigohamsterecia.blogspot.com.br/2012/06/comportamento-dos-hamsters.html

      Excluir
    11. como faço pra saber a raça do meu hamster ?

      Excluir
  3. minha hamster teve 3 filhotes ontem e 2 morreu então ele é filho unico,olha tenho uma gaiola enorme sera que posso deixar a mãe junto com o pai e filho ou filha ou ser for macho deicho na gaiola pequena do pai se for femea deicho no gaiolão da mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca separe o filhote da mãe antes das 3 semanas!! O filhote precisa da mãe para se alimentar de leite! Não é aconselhável colocá-lo com o pai depois... Pode dar muita briga. Deixe-o com a mãe. Eles poderão se dar bem pelo resto da vida ou podem brigar depois das 3 semanas.. observe, se brigarem após as 3 semanas ai tem que separar. Isso varia muito de hamster pra hamster.

      Excluir
  4. tenho 2 hamisters um macho e uma femea sirios,eles moravam juntos numa gaiola com tubos a femea engravidou (eu não sabia) eles começaram a brigar e eu separei a femea na gaiola com tubos eo macho numa gaiola pequena sem tubos.a femea teve 1 filhote dentro do tubo ele tem agora 12 dias sera que eu posso pegalo com uma luva e colocar na gaiola do pai e colocar o pai na gaiola com tubos? logico que eu vou colocar a mãe junto com o filhote.

    ResponderExcluir
  5. 1º NÃO pegue nenhum filhote e nem pegue a mãe antes de os filhotes completarem 16 dias. Depois de 16 dias pegue-os só se necessário. Após os 25, já pode manter contato.
    2º Nunca coloque o filhote junto do pai, nem quando ele crescer. Os sírios são habituados á viver sozinhos, não gostam de companhias, a não ser para acasalar. O macho não aceitará nenhum filhote no seu território, principalmente por seu mais novo e por não conhecer.
    3º Que perigoso! O filhote ainda está dentro do tubo? Se estiver ele pode morrer sem ar, pois a mãe fica encima dele para ele mamar e dentro do tubo falta ar para os dois e consequentemente só terá para a mãe! Se estiver abra o tubo pegue uma colher de plástico o retire com muito cuidado e coloque-o perto da mãe.
    Dica - Mantenha como está a divisão nas gaiolas. Deixe a mãe com o filhote na de tubos e o pai na outra pequena. Nunca junte-os eles podem brigar até á morte. Os sírios são mais nervosos nesse aspecto de convivência. Se a mãe e o filhote futuramente vierem á brigar, compre outra gaiola e os separe-os também. Opte por sempre deixar a mãe e o filhote na gaiola mais grande, evitando assim brigas por espaço, e deixe sempre água e comida de sobra para os dois, para evitar brigas por alimento.
    Espero ter ajudado! Beijos, e qualquer dúvida comente aqui!

    ResponderExcluir
  6. obrigada vou tirar meu pequeno hamster dela agora.

    ResponderExcluir
  7. desculpe mas meu pequeno hamster morreu do nada canseguir fazer a pimenta pegar seu filhote e sair do tubo,no dia seguinte ele estava morto :( então devouvir ela na gaiola do macho ela engravidou e teve 7 filinhos (perdi e ganhei 7:)e agora eles tem 3 dias so vim pra dizer isso thau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sinto muito pela perda do 1º, ele pode ter ficado fraco por estar dentro do tubo, e morreu... mas que bom que ganhou mais 7!! :)

      Excluir
  8. gostaria de saber sobre meu bebê hamister, eram cinco, nunca toquei neles, estava indo tudo bem, ate que quando eles completaram 6dias ela começou a arrancar a cabeça deles, só restou um que eu tirei da gaiola, não sei muito bem como cuidar dele em relação a comida, gostaria de saber se posso dá papinha como vi em uns sites, ou só leite mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Oi juuh seu topico me ajudou muito eu descobri faz tres dias que a minha hamister estava prenha. quando fui limpa a gaiola mas nao sabia que tinha que separar o macho nem nada que vc iformou aki pena que nao achei antes pq nao sabia nada bem que eu reparei que ela tava bem agitava descia e subia a escada mordia muito na grade. coitada deve q tava muito estressada pq o macho nao dava paz p ela enfim. ela deu cria hoje a tres filhotes e na hora que eu vi tava morto e dois deformados eu acho que ela comeu eles mas quero agradecer pelo topico agora to pronta para ser uma otima avo para meus futuroa filhoteskkkkkkk...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você por acompanhar o blog! Boa sorte na próxima! Bjs :)

      Excluir
  10. oi minha hamster tava gravida dai separei imediatamente do macho, dai quando fui ver nasceram cinco filhotinhos, mas tavam tudo mortos,era sua primeira gravidez, o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter acontecido várias coisas... Não posso te afirmar o que. Talvez a rejeição da mãe (parou de dar mamar e eles morreram de fome), ou eles nasceram com problemas e não sobreviveram. Boa sorte na próxima Bjss

      Excluir
  11. Oi boa noite... comprei minha hamster no dia 20 de Fevereiro e ela ja veio gordinha... de uns tempos p/ ca ela, ela ficou mais de cantinho, deitadinha, dormindo... estou ficando preocupada... sera que ela esta gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as hamsters tendem a ficar mais agitadas e nervosas... Observe.. (desculpe pela demora na resposta não estou tendo muito tempo)

      Excluir
  12. Faz 8 dias q a minha hamster esta gravida e o macho esta na mesma gaiola q ela esta e ele n pertuba ela, eu tenho q separalos ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É arriscado, alguns casais ficam juntos e compartilham deste momento de cuidar dos filhotes. Mas normalmente, o macho pode tentar comer ou matar os filhotes... Convém a separação...

      Excluir
  13. minha hamster teve 3 filhotes todos morreram
    primeira gravidez
    o que aconteceu ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter acontecido várias coisas... Não posso te afirmar o que. Talvez a rejeição da mãe (parou de dar mamar e eles morreram de fome), ou eles nasceram com problemas e não sobreviveram. Boa sorte na próxima Bjss

      Excluir
  14. minha hamister esta gravida mais como eu vou saber o dia q ela vai ter os filhotes? e eu tenho q separar o macho da femea? eu estou muito ansiosa pra ele ter logo os filhotes so q ta demorando muito. obg desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza da gravidez? As vezes podemos estar enganados... Se demorar mais que o tempo de gestação foi um equívoco... Se estiver realmente grávida separe-a do macho sim. O período de gestação é de 21 á 23 dias. (Desculpe a demora nas respostas não estou tendo muito tempo) Bjs :)

      Excluir
  15. minha ramister pariu 4 filhotes,quando vi tinha 1 morto,1 deformado mas tava vivo ainda,outro mechendo normal,mas esse embranqueceu e morreu de uma hora para outra,ela do tava ficando emcima de um que esta vivo ainda. Mas o que aconteceu???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ela rejeitou os filhotes. Isso acontece quando ela percebe que eles não vão sobreviver. No caso do deformado ela sabia que ele não iria sobreviver.

      Excluir
    2. Boa sorte na próxima e desculpe a demora ao responder! Bjs :)

      Excluir
  16. eu tenho duas ramisters de 1 ano de idade mais ou menos eleas so estao parindo 2 ou 1 filhotes,sera pq? estao velhas?
    a filha de uma delas ja adulta engravidou do pai e pariu só 2,será q foi porque coloquei com o pai????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não..... Isso varia.. O número de filhotes vária. De 2 á 17 filhotes. 1 também é considerado normal, e raro. Fique tranquilo (a)! Bjs e desculpe a demora. :)

      Excluir
  17. Minha Hamster anão russo teve 4 filhotes, eles já estão com 18 dias. Após as 3 semanas, já estaram desmamados. Eles podem ser doados com 3 semanas? No seu tópico diz que eles devem ser separados da mãe com 3 semanas, e doados ou vendidos com 6 semanas. porque só podem ser doados com 6 semanas, se eles são desmamados com 3 semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo, e separá-los da mãe também. (tem gente que acha que pode manter os filhotes fêmeas com a mãe,mas não é recomendável, a mãe, a partir das 3 semanas dos filhotes, vai querer brigar com seus próprios filhotes por território se a gaiola for de espaço insuficiente para todas.)" Pois devem permanecer com seus irmãos do mesmo sexo até este prazo. E depois serem vendidos/doados/separados. Espero ter ajudado e desculpe pela demora Bjs :)

      Excluir
    2. Boa meu hamster nasceu 11 filhotes mais escorregou pela fenda da gaiola e caiu no lugar das necessidades e restos de comida e so sobreviveu 3 vc sabe me disse se ela vai continua cuidando?to muito preucupado porque que nao vi ea parir eu estudo de tarde e vou para banca de noite?

      Excluir
  18. Juuh minha Hamster jogou um filhote duas vezes pra fora da gaiola mas não tenho certeza se foi ela, ai eu peguei ele com um papel que ela fez de ninho isso vai prejudicar em algo?

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrume um jeito de tirar este papel sem tocar nos filhotes! Se você colocou a mão no papel é perigoso seu cheiro passar para os filhotes e a mãe rejeitar eles por causa disso. Espero ter ajudado e desculpe pela demora Bjs! :)

      Excluir
  19. Oii Ju!
    Minha hamster esta gravida. Tenho duas gaiolas, uma sem tubos onde esta o macho e outra com tubos onde esta a femea... porém ela esta fazendo seu ninho na parte superior do tubo, na casinha. Preciso tirar ela de la, trocar de gaiola para nao ter perigo dos filhotes cairem dentro do tubo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É arriscado deixar ela ter seus filhotes próximo ao tubo. retire-a com cuidado (com colher de plástico descartável).

      Excluir
  20. oi gostaria de saber o q fazer, pois minha hamster ta gravida, mas não sei o dia que cruzou, entao como vou saber o dia + ou manos q ela terá os filhotes?? ja devo coloca-la em outra gaiola ou esperar mais.. ela esta bem agitada e nervosa, comendo muito e fica jogando serragem em cima da ração quase toda ração da caixa organizadora q adaptei pra eles..se puder me informar por email e aki tbm.. ah e tbm.. alem de pao ,leite,cenoura,maça, o q devo dar para ela.. o charlie(macho)toma bastante água, mas Lola(femea) nao a vejo bebendo agua é normal?? bjos Clislene@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bebedouro de seus hamsters é mamadeira? Se for observe mais e veja se realmente ela sabe onde se encontra a água. E não dá para estimar o dia quando não se sabe a data do acasalamento. Faz o seguinte: conta 21 dias a partir do dia que você descobriu. E a qualquer momento ela pode parir. Se passar 21 dias e ela não parir, ela não está grávida. No tópico está explicando a alimentação para as fêmeas grávidas. Espero ter ajudado Bjs! :)

      Excluir
    2. vi ela bebendo ontem, vixe nao lembro o dia q percebi.. mas ja ta quase pra parir pois coloquei algodao e ela fez ninho no cantinho da gaiola, mas eu posso deixar o macho junto?? eles se dao super bem, tentei separa-los e ficaram estressados mordendo as grades da gaiola.. q faço?

      Excluir
  21. ELA PARIU ONTEM.. 7 FILHOTINHOS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! :) Aproveite bastante este momento maternidade hamsters! *-*

      Excluir
    2. Ela está na gaiola junto com o macho e s filhotes?

      Excluir
  22. eu e meu namorado temos 2 hamsters , um macho e uma femea e eles ficam alternando de casa sabe? ele fica 20 dias e eu fico 10.. isso pode dar problema?

    Tambem quero saber sobre minha hamster , acho que ela está gravida , está andando pesada tipo como se tivesse algo em cima dela , praticamente se rastejando.. e se ela não estiver gravida? eu posso separar o macho dela do mesmo jeito? eles não vão chorar ou até morrer? geralmente ele fica lambendo a vagina dela mas ela não gosta e sai de perto , eles não brigam só brincam , como saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta 1 - Se a temperatura das casas é a mesma, não tem problema.
      Pergunta 2 - Esse comportamento de perseguição do macho é comum... ela pode estar no cio... leia o artigo como acasalar meu hamster e compare esse comportamento... os dois podem estar tentando se acasalar...
      http://amigohamsterecia.blogspot.com.br/2012/06/como-acasalar-meu-hamster.html?showComment=1368662751886#c1551275694235804825

      Excluir
  23. olá juuh minha hamster ela está gravida mais queria saber se pode acontecer algum problema pq ela é muito novinha ?? pode acontecer algo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendável pois ela pode não ter amadurecido totalmente para cuidar de seus filhotes, mas não se preocupe normalmente elas se dão bem. :)

      Excluir
  24. oooolá denovo tenho uma duvida eu nao sei o dia do parto da minha hamster e como vc disse que dois dias antes tem que limpar a gaiolaeu estou meia preucupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você notar que ela já está preparando o ninho, e está mais quieta, faça a limpeza da gaiola.

      Excluir
  25. como é que eu sei quando é que eles vão nascer são da raça roborovski e já esta gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há maneiras de saber. Se ela já estiver preparando o ninho faça a limpeza da gaiola.

      Excluir
  26. Olá.. Eu tenho uma hamster anã russa.. Igual aos que vc tem.. Eu gostaria de saber se eu posso colocar mais uma na gaiola para ela não ficar sozinha e agora no inverno poder se esquentar melhor.. Ela tem um ano..ela tem a vida sofrida coitada rs! Ela tem problema nos dentes e perdeu uma patinha.. Ai queria que ela se divertisse com uma amiguinha rs! É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perigoso! Ela não reagirá bem, poderão se matar. Coloque um macho no período do cio e tente fazer com que ela acasale. > http://amigohamsterecia.blogspot.com.br/2012/06/como-acasalar-meu-hamster.html?showComment=1368662751886#c1551275694235804825

      Excluir
  27. faz mal o macho estar separado da fêmea tendo filhotes nascidos a 4 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz é bem. É recomendável que os separe mesmo.

      Excluir
  28. oi dona de blog eu to prescisando de sua ajuda porque tenho um casal de hamster chines e faz mais de 20 dias que tenho e ate agora n nascel filhote eu percebi que ja cruzaram e que depois a femia ficou rejeitando mais o macho mais ate agora n nascel oque esta acontecendo por favor min ajuda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode não ter ocorrido o acasalamento. Ás vezes o macho tenta, e não consegue. Fique calma e não fique olhando enquanto estão acasalando, eles se sentem incomodados e não completam o ciclo.

      Excluir
  29. por favor responda o mais depressa que conseguir é normal uma hamster roborovski ter sete filho duma vez?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, o máximo de filhotes é 20! Desculpe pela demora!

      Excluir
  30. eu posso deixar as filhotes femeas quando adultas com a mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiverem convivendo bem, sim. Procure dar água e comida suficiente para elas pois, na maioria das vezes brigam por território e por comida. Se for um espaço pequeno é preferível separar.

      Excluir
  31. meu nome é jairo tente respondero mais rápido possível minha pergunta acima

    ResponderExcluir
  32. Oi, então, preciso que me responda rápido, pois estou muito preocupada.
    Ganhei dois hamsters, e descobri que um é macho e o outro fêmea. Até aí tudo bem, mas não faz muito tempo que os ganhei pequeninhos, ainda são filhotes, e hoje, quando fui ver, eles estavam se cruzando. Eu sei que irmão com irmão não dá certo, mas não pude impedir, quando vi já estava acontecendo. Enfim, minha hamster pode ficar grávida com esse primeiro cruzamento? Se sim, ela corre risco de vida? Por favor me responde rápido, estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal! E ela pode ficar grávida sim, se estiver grávida separe-os por via das dúvidas leia o artigo abaixo sobre o acasalamento de hamsters "parentes" - http://amigohamsterecia.blogspot.com.br/2012/10/a-verdade-sobre-acasalamento-de.html

      Excluir
  33. Me ajude! Minha hamister fez o ninho no terceiro andar os bebes ainda nao andam mas quando andarem eles vao cair o que eu fasso?




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perigoso. Procure tranferi-los para um lugar seguro com colheres de plástico limpas, e nunca toque nos filhotes, ou a mãe poderá rejeitá-los.

      Excluir
  34. os filhotinho da minha hamster ja nasceu a 2 dias posso colocar a rodinha na gaiola de novo ou ainda nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não.É preferível esperar até que os filhotes desmamem, pois a hamster pode largá-los por períodos longos preferindo rodar na roda. :)

      Excluir
  35. Olá!!
    Minha Hamister teve 4 filhotes e eles já estão com 13 dias!!
    Acho importante registrar aqui a minha experiência:
    Não sabia que ela estava prenha, foi uma surpresa para mim! Só descobri quando os filhotes nasceram, então fui pesquisar quais cuidados tomar.
    Em vários sites diziam para não mexer na gaiola até os 14/16 dias, por isso não mexi neles.
    Só que quando estavam com 3 dias e fui colocar comida a gaiola estava com muitos vermes por conta da comida que apodreceu.
    Conclusão: Resolvi limpar a gaiola, mas peguei os filhotes e a mãe com uma luva. Ela não abandonou os filhotes e por isso passei a limpar a gaiola a cada dois dias, sem nenhum problema, pois para mim os filhotes estão em um ambiente limpo e saudável!!

    ResponderExcluir
  36. eu sempre leio que não pode dar nada que tenha sal, pode dar pão :S e leite eu posso dar? :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como está escrito no artigo acima sobre alimentação para as futuras mamães, leia e verá mais alimentos complementares.

      Excluir
  37. A minha hamster fêmia teve filhote dia 11 um dia antes do dia das mães,mais depois que a hamster fêmia teve filhote eu tive que colocar o hamster macho ne outra gaiola,na realidade eu não consegui uma gaiola só uma caixa, ai ele fica nessa caixa mais a hamster fêmia avança nele quando eu coloco eles juntos eu queria saber se a hamster fêmia vai ficar sempre arisca com o macho,e também eu queria saber mais uma coisa os hamsters nasceram dia 11 e hoje é dia 30, eu vou ter que separar eles, eu não tenho mais lugares para colocar eles,e fêmia ate agora a mãe fêmia não briga com eles só pega eles quando eles sai da caixinha e coloca de volta no ninho mais o que eu tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª pergunta - Ela desacostumou à presença do macho, é preferível que não os una mais, ou podem se matar. 2ª pergunta - no período descrito no artigo acima "...a partir das 3 semanas..." é preferível separá-los pois em breve podem começar a demarcar território e a brigar. Venda-os para amigos, doe para amigos, só não deixe que sofram ou até morram por brigas.

      Excluir
    2. oi moça eu tenho um casal de hamster zappa e minha femea estar gravida eu devo separa ela do macho sim ou nao

      Excluir
    3. Olá! Qual a raça de seus hamster? Pesquisei sobre "hamsters zappa" e não encontrei. Talvez você pudesse me informar a raça para te dar informações mais precisas. Porém já adianto: se o macho estiver incomodando a fêmea, ou brigando com ela, e ela também estiver atacando ele, deve separá-los.
      Abraço JU.

      Excluir
  38. EU TENHO UM MACHO E UMA FEMIA CHINES , ELA ESTA GRAVIDA SE NASCE TUDO FEMIA OU MACHO DA PRA COLOCAR TODOS OS MACHOS OU AS FEMIAS JUNTOS E TIRAR O UNICO MACHO OU A UNICA FEMIA

    ResponderExcluir
  39. tenho mais uma pergunta, eu tinha dois hamster a mãe e o filho, eles eram mto unido sempre tavam junto, ai o filho morreu, eu deveria comprar outro hamster pra fazer companhia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário e nem indicado. Já que não é previsível se a hamster irá se adaptar bem com o "companheiro".

      Excluir
  40. Oiiii , minha hamster deu a luz pela primeira vez hehe , tenho um casal de chines .... fiz tdo certo separei o macho da femea e tal .. qria saber se é normal o q acontece ; qdo a femea sai de cima dos filhotes ela joga serragem em cima .....issu é normal ?? lembrando que abro a gaiola so pra por comida ... tanto que nem sei quantos q nasceu .

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Minha hamster pariu hoje(24/06/2013)6 filhotes.E eu de 30 e 30 hora fazia a contagem deles e via se
    estava tudo bem,mas ao entardecer percebi que ela tinha tirado todos os filhotes do ninho e lá,no ninho,tinha,infelizmente,2 hamsters pálidos.Acho que estão mortos!
    *Como posso saber que estão realmente mortos?
    *o que faço com eles,se estiverem realmente mortos,jogo fora ou a mãe irá come-los?
    *Porque isso aconteceu ?Pode acontecer com os outros filhotes?

    ResponderExcluir
  43. Oi juh,estou mto triste,hj o ultimo filhote que havia sobrado(1 semana),morreu.Sei que foi uma gestação dificil,pois nao teve todo um preparo.Acho q por isso todos morreram.Acabei de limpar a gaiola da femea,e o macho ja estava em outra gaiola.Ela esta bem,coloquei a rodinha de volta,ela esta lá,rodando.
    Eu antes tinha aproximado o macho dela,qdo ainda tinha o unico filhote,e ela cheirou ele,lambeu o,mas foi rapidamente,logo os afastei.Vi que eles estavam mto juntinhos.Coloquei de volta,isso ontem.hj qdo acordei,o filhotinho estava morto,naa vdd vi morrrer de um por um,acho q nasceram 9.Enfim,acho q esse foi um dos motivos para ela ter rejeitado.Enfim,hj estao la cada um em sua devida gaiola.mto bem,eu sei q ela ainda quer o macho e sente falta dele,as gaiolas estao aproximadas e,eles as vezes se cheiram,lambem.Mas queria te perguntar se é possivel,de ela nao ter gostado de ser mae?Ela ta tao bem,nem sentindo falta ta.E queria cruzar eles de novo,sei que tenho q esperar 3 a 4 meses para uma nova gestação,e nesse tempo devo deixa los separados nao é?E pode ocorrer o msm q ocorreu na 1?A 2 gestação é mas dificil?Eu estava tao anciosa para esses filhotes,pena q dessa vez nao foi.:(E parabens pelo seu blog,me ajudou mto,aprendi mto sobre esses lindos bichinhos,sou sou fa.Agradeço desde ja se me responder logo.um bj

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito do blog...ta de parabéns
    minha filinha esta gravida..agora so esperando o nascimento.
    Estava c pouco de duvidas,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  45. oiii ju, minha hamster pariu hoje 5 filhotes mas foi totalmente inesperado comprei ela fazem ppucos dias e não sabia que ela estava grávida, e ontem percebi que ela tinha alergia da serragem e tive que tirar e coloquei provisório folhas de revista e apenas um paninho e quando acordei hoje de manha ela tinha tido os filhotes, fiquei super apavorada e estou com medo pq a casinha não estava em condições adequadas para receber os filhotes :(

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho um casal de hamsters sírios... A fêmea está um pouquinho mais gordinha que o macho, não acho que dê pra fazer ainda a diferenciação de "obesa x prenha", mas ela está guardando toda a comida que eu ponho na gaiola! E está fazendo briguinhas com o macho... A gaiola é grande e os dois têm casinhas de madeira onde eles dormem, cada um em uma casinha... Eu os separei por uma semana mas eles ficaram muito agitados, depois que os coloquei de novo juntos as briguinhas continuaram mas estão mais "suaves", eles não estão se machucando... Não sei o que faço, se os separo ou se os deixo juntos... Afinal, se ela não estiver prenha, eu quero que ela engravide!

    ResponderExcluir
  47. Oi,eu tenho um casal de hamsters e eal deu 8 filhotes eles tem 11dias de vida,o meu pai diz que tenque limpar a gaiola poque esta com cheiro muito forte,ai ele queria pegar uma colher e tirar os filhotes para limpar.eu posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  48. oi,eu tenho um casal de hamsters e eles deram 8 filhotes.Faz 11 dias que eles nasceram e está um cheiro muito forte,meu pai disse que é para pegar uma colher e tirar os filhotes para limpar.Eu posso fazer isso?

    GOSTEI MUITO DO BLOG

    ResponderExcluir
  49. oi juu!

    os filhotes da minha hamster já caminham e deves em quando eles saem do ninho ai ela pega pela boca.Isso é normal?
    ha!voce parece muito com a minha prima

    ResponderExcluir
  50. hoje de manhã o meu hamster macho estava deitado e os filhote estavam meio que agarrados nos pelos dele e o macho não fez nada,e tambem ele dorme junto com a femea e eles não brigam.Isso pode dar alguma coisa?
    há como fasso para diferenciar as raças,a minha hamster femea ela é toda amarelo-queimado
    e o macho é cinza.Ha femea tambem esta tirando o pelo do macho.O que eu fasso?

    ResponderExcluir
  51. como eu poso sabe raças do meu hamster

    ResponderExcluir
  52. Minha hamister tirou os filhotes da casinha e colocou eles para fora , porém ela cuida deles ainda ... ai eu achei que não tava quentinho para eles e coloquei papel higiênico para aquece-los mais , queria sabe o pq dela ter feito isso sera que ela não estava confortável na casinha ?!
    beijo:*

    ResponderExcluir
  53. oi, estou apavorada
    meu filho tem dois hamster mae e filho ele ganhou de uma amiga minha,mas eu nao sabia que eles nao poderiam ficar na mesma gaiola. hoje quando cheguei notei que estavam acasalando separei os dois imediatamente ela pode estar gravida? ele tem uns 45 dias.quais sao os riscos?

    ResponderExcluir
  54. Eu acho que a minha hamster esta prenha?
    mais o único sintoma que ela apresenta é que ela engordou rapidamente mais a barriga nãoesta dura e as mamas dela não estão aparentes mais tipo eu nao sei quando a casalou mais falta bem pouco tipo um no maximo 2 dias sera que ela ta prenha? Mais quando eu coloquei o macho na gaiola dela ela começou a brigar com ele tipo protegendo o ninho dela eu coloquei ele para ver se eles cruzavam mais ela brigou com ele

    ResponderExcluir
  55. oi, comprei um hamster macho sirio para minha femea, e ela evita ele ao maximo, des de q ele chegou, ela estranha. Eles estão em gaiolas separadas, mas todo dia que eu coloco eles juntos,é só ele tentar chegar perto ela ja avança e começa a berrar, porém, do dia que ela estava no cio , ela fica co o rabo pra ima, e se ele tentava algo ela avançava tb '--' Minha Tig ta se fazendo de dificil , ou oq?
    ja fazem 7 dias q ele chegou, e eu não tiro os olhos deles um estante só.
    ela é cinza e ele tb, e hj fui brincar na barriguinha dela, as mamas estão meio que notaveis no meio do pelo, pq antes eu n via nada '-' ela pode estar finalmente gravida msm? quero ser vovó ;C
    ah, e hj, msm ela n estando no cio, ele consegiu acasalar nela e ela n feznada, mas tb n levantava o rabo '-'
    heeeeeeeeeeeeeeelp please ------*

    ResponderExcluir
  56. se puder, pfvr me add no facebook. sou a unica de cabelo rosa
    Thay Radke
    thaylamoraiso.w@hotmail.com
    *--*

    ResponderExcluir
  57. oi eu tenho um ex-casal de hamster chinês na verdade o macho morreu após o parto , na verdade se suicidou ,acho que é pela quantidade de filhotes,8,kkk.a fêmea não se deu muito bem com ele após o parto (ficou agitada) ela corria de um lado para o outro e pisava em cima dos filhotes(que por sinal ele eram muito feios)fiquei com medo mas separei o macho da fêmea e ela se acalmou ,eles hoje completam 13 dias e por incrível que pareça a mãe os ensinou a fazer xixi no pó de mármore e é em relação a isso que eu queria saber.deixo ou não deixo a vasilha com o pó de mármore dentro de gaiola?
    também gostaria de saber se irmãos podem cruzar?

    ResponderExcluir
  58. aki minha femea esta gravida kk so que ela ta tao nervosa que nao dar nem para encostar nela que ela quer morder.por que isso acontece? ela fica em pe abre bem a boca em posiçao de atake... fico ate com medo dela fora os grito da puta kkk. pq isso acontece

    ResponderExcluir
  59. meu hamster estava cruzado parecendo que estava brigando isso é normal ?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia ! Acabaram de nascer 6 seis, filhotinhos só tem um porém ! Eu não peguei e sim eu empurrei com um pedaço de pano para não pegar nos filhotinhos e não ter a rejeição da mãe, isso procedi amigo(a) ? Pode haver agora dessa forma como narrei uma rejeição da mesma ?

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Minha hamster (sírio) teve 7 filhotes, fiz tudo que foi recomendado, mesmo assim ela comeu 2 filhotes e os outros morreram, só tem um agora. Ele está com 9 dias. Tenho medo de deixar com ela e ela mata-lo, entao pensei em separa-los, mas nao sei como alimenta-lo nem o que dar a ele, o que faço?

    ResponderExcluir
  63. Minha hamster e nova ela ja pode fica gravida ou nãoo ?!

    ResponderExcluir
  64. Meu hamster chines estava MORDENDO a si mesmo, me disseram que estava muito sozinho, entao comprei uma femea da mesma raça. Mas eles brigam muito! o macho nao a deixa comer, só quando estou por perto. Já faz 1 mes que separo as brigas com agua (como com os cachorros!) Nao quero separá-los. O que eu faço para que vivam juntos???

    ResponderExcluir
  65. oi meu nome e barbara hoje faz 20 dias que minha hamister crusou mais eu vi a gaiola dela com um pouco de sangue na palha sera que ela perdeu os filhotes?estou muito preocupada me ajude por favor
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ela estiver magra, talvez ela deu a luz, e comeu seus próprios filhotes, por acharem que eles não sobreviveriam isso é triste, porém normal.

      Excluir
    2. ola meu nome e kaue os meu hamster ontem cruzaram ja que eles cruzaram ja posso separa o macho da femia?

      Excluir
    3. Olá Kaue se você notar que a fêmea está realmente grávida, ou que o macho está incomodando ela, e ela anda se estressando com a presença dele, pode separá-los sim. :)

      Excluir
  66. oi boa noite e que eu queria saber quando a minha hamster vai ficar tipo infertil nao vai ter mais filhotes eu ja teho ela a um ano e queria saber

    ResponderExcluir
  67. olha eu tenho 3 hamsters (2 femias e um macho) sendo que o mocho é é maisnovo que as 2 ele pode se reproduzir com elas?

    ResponderExcluir
  68. olá eu me chamo gonçalu eu enho 3 hamsters(2 são femias e 1 macho) o macho é mais novo que as femias mas mesmo assim eles podem se cruzar?

    ResponderExcluir
  69. Oii tenho um casal de hamster anao russo, e nao sei qual eh o macho e qual eh a femea kkk so peecebi q um tah mais gordo q o outro !! Como saber msm q ela tah gravida ?? Jah devo separalos ?? Eles brigam mt de madrugada !!

    ResponderExcluir
  70. Oii tenho um casal de hamsters uma femea que fez ou vai fazer 4 mesinhos em março e tenho o outro macho um pouco mais velho de seis meses e eles estao em mesma gaiola acontece que a uns tempos para ca a femea nao suporta o macho nao o deixa aproximar nem cheirar eu os separe iela anda muito irrequieta, pode me ajuda???
    ela esta gravida????? pf me ajuda!!!!! obg

    ResponderExcluir
  71. E se a mamã fugir nos primeiros dias e não voltar, como cuido das crias ,que grande chatisse -_-.

    ResponderExcluir
  72. Ola boa tarde me chamo fernanda e a minha teve filhos agora acho q 5 mas nao foi como vc disse um em cada lugar ela teve todos no mesmo lugar eee estou preocupada porq nao sabia quando nasceriam e nem deu tempo de limpar a gaiola,e o bebedouro dela é um potinho q comprei junto com eles por isso como vou trocar a agua dela agorae ela fica em um aquario nem tem onde pendurar nada oa faço ???

    ResponderExcluir
  73. Olha queria saber se a hamister quando esta gravida fica batendo no macho? ><
    Por favor respondee :3

    ResponderExcluir
  74. ola, ja tive a experiencia de ser vovo, muito bacana, fiquei com todos filhotes e separei por sexo em gaiolas, mas por um descuido outra femea engravidou...e agora? posso deixar ela com as irmas durante e depois q tiver os filhotes? ou devo ter uma terceira casinha...oh meu Deus rs

    ResponderExcluir
  75. boa tarde a minha femea deu bebes como posso saber os sexo deles obrd

    ResponderExcluir
  76. uma duvida quando ela come os filhotes ela permanece no ninho ?

    ResponderExcluir
  77. Ola bom dia, eu tenho um casal de hamster chinês (Duda e Fred), eu fiquei 2 semanas sem limpar a gaiola quando foi nesse sábado 24-05-2014 eu percebi que minha hamster (Duda) tinha dado a luz de 4 filhotes, e parece que eles já tem um tempinho, minha duvida os machos podem alimentar os filhotes?
    Se não eu tava chamando a fêmea o tempo todo de Fred e o macho de Duda como eu poço saber quem é quem?
    Me ajuda por favor e o que eu posso fazer e o que não posso?
    Obrigado pela atenção!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  78. eu posso deixar meu hamster chines juntos mesmo uma estando gravida,ate na hora do parto? e nao separa-los nem quando os filhotes nasserem?

    ResponderExcluir
  79. Olá
    Minha hamster sírio deu cria,comprei ela e nem fazia a menor idéia que ela estava grávida,só me dei conta no dia em que fui pegá-la como de costume e vi os filhotinhos que estavam em baixo dela rsrsr eram 12 e hoje só me restou um filhote que está com 16 dias,posso mantê-lo junto com a mãe ou após o desmame devo comprar uma nova gaiola e separá-los para evitar brigas,ou mesmo sendo sírios podem conviver juntos?

    ResponderExcluir
  80. Ola meu nome e sachirlene tenho dois casal de hamster sirio
    Eu acho q minha hamster estar prenha eu tinha um macho sirio ai eu fui e comprei uma femea sirio a 15 dias e acho a ela estar prenha os mamilos dela estar aparente e eles hoje brigaram e eu separei eles sera q ela estar prenha se estar quanto tempo pra dar criaa ????????? Mim respondaa por faavoor cooom urgeenciiia!!!!

    ResponderExcluir
  81. minha hamster esta gravida eu tenho certesa mas ja pasou de 50 duas de parir o q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  82. Adorei todas as dicas..mt ansiosa vou ser vó pela primeira vez rs..

    ResponderExcluir
  83. Boa noite por muito tempo eu tive uma hamster quando ela morreu ganhei um casal depois de dois messes ele apareceu morto... passada umas duas semanas escuto barulhinhos de choro quando olhei dentro da casinha lá está os filhotinhos não esperava mas muito feliz.... esse barulho de choro não para ela quase nao fica na casinha isso normal ??

    ResponderExcluir